



Apesar de ser menos potente que os chamados supercarros, ou mesmo que a maioria dos demais Audi RS, o RS3 honra seus ancestrais campeões do Mundial de Rali nos anos 80, com o alemão Walter Röhrl e a francesa Michèle Mouton. Estabilidade, capacidade de tração e aceleração brutal são seus destaques. Para comprovar isso, a Audi demarcou a avaliação no chamado Col de Brouis, trecho de estrada estreita e sinuosa nas montanhas do sudeste francês.
A segurança com que seus freios o estancam antes dos “grampos” (curvas em 180º) e a velocidade surpreendente com que o hatch é catapultado na reaceleração dão ao motorista um misto de adrenalina e êxtase.
Acionado o modo de condução Sport, por meio de uma tecla no painel, um defletor no escape deixa mais rouco e evidente o grito do motor. Também faz o acelerador responder mais rápido.O RS3 conta, ainda, com controle de largada (como o do S3). Com o recurso, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Pudera: sua relação peso/potência é de 4,6 kg/cv. Em um VW Gol 1.6, por exemplo, são 9,24 kg/cv.
E os batimentos cardíacos do motorista permanecem em alto regime com os estouros do câmbio robotizado de dupla embreagem S-tronic nas trocas das sete marchas - a última só é acionada no modo “automático”.
O sistema de tração integral quattro ganhou novo conjunto de acoplamento para o eixo traseiro. Na frente, os para-lamas e as grades no para-choque são de fibra de carbono, para reduzir o peso. O carro não traz itens como ajuste elétrico para o volante. Aliás, os bancos esportivos tipo concha (opcionais) nem regulagens elétricas têm.
FICHA TÉCNICA:
AUDI RS3
Preço estimado - R$ 290 mil
Motor - 2.5, 5 cil, 20V, gasolina
Potência (cv) - 340 a 5.400 rpm
Torque (mkgf) - 45,9 a 1.600 rpm
Câmbio - Automatizado, 7 m.
Velocidade máxima - 250 km/h (limitada)
0-100 km/h - 4,6 segundos
Peso - 1.575 kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário