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quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aumenta interesse por autos com TV às vésperas da Copa de 2010


Aumenta o interesse por produtos automotivos com receptor de televisão às vésperas da Copa

Jogos da Copa do Mundo costumam ser temperados pela presença da família ou dos amigos, reunidos em frente à televisão, seja em casa, em bares ou mesmo na rua. Mas as empresas de tecnologia, cada vez mais dedicadas em facilitar a tal conectividade, prometem mudar hábitos neste Mundial da África do Sul. É a primeira Copa da era da tevê digital. De quebra, os aparelhos com recepção deste sinal invadem não só o segmento dos televisores, mas se proliferam no segmento de celulares e de equipamentos automotivos. Com isso, não será de espantar se muitos motoristas e caronas torcerem com um olho no trânsito e outro nas telinhas, seja de um DVDs player, de um navegador ou de um sofisticado Car Theater. “A procura pelos itens com tevê digital disparou. O brasileiro adora televisão, carro e futebol. Este tipo de equipamento reúne tudo isso”, valoriza Pedro Pastorelli, diretor da DSW Automotive.

Os números mostram o ímpeto brasileiro pela Copa do Mundo. A procura por aparelhos com receptor do sinal digital aumentaram de 20% a 30% nos últimos três meses, índices próximos aos registrados pelas lojas de eletroeletrônicos com relação aos aparelhos de tevê domiciliares. Só a DSW Automotive registrou em maio 10 mil unidades vendidas desses itens, contra as 5 mil/mês “usuais”. A Pioneer, por sua vez, decidiu antecipar o lançamento de um DVD player com entrada para sinal de televisão de julho para junho para pegar carona no torneio da Fifa. E a Mio Technologies optou por lançar um modelo de sua linha de navegadores capaz de receber as transmissões digitais. “Os usuários buscam todos os meios para assistir aos jogos. E o GPS é bastante prático e portátil”, propagandeia Vinicius Gaensey, gerente de produto da Mio.

Mas as empresas especializadas acreditam que há um potencial ainda maior para ser explorado no ramo da tevê digital “a bordo”. Atualmente, entre 500 mil e 600 mil veículos no país têm algum item de entretenimento ou funcional com o receptor. Ou seja, pouco mais de 1% em um universo de 45 milhões de veículos estimados para a frota circulante brasileira. Um obstáculo, para os executivos do setor, é a disponibilidade do sinal digital, ainda tímida. A Globo disponibiliza uma boa parte de sua programação digital em 20 capitais, mas outras cidades contam com, no máximo, duas ou três emissoras com o sinal. São Paulo conta com a cobertura mais ampla, com mais de 15 canais digitais. “O aumento do público consumidor está diretamente relacionado com a abrangência do sinal. Em algumas praças, temos essas limitações”, diz Fernando Silva, supervisor de Produtos da PST Positrón.

De olho ainda nessa cobertura ainda embrionária, a Pioneer optou por lançar DVDs players com entrada para receptores, tanto para tevê digital como para sinal analógico. O fabricante também já estuda disponibilizar a mesma conectividade para uma linha de aparelhos GPS, animado com um mercado em franco aquecimento. Só o segmento de navegadores registra aumentos de quase 100% nas vendas a cada ano. “O último ano teve um crescimento constante de equipamentos multimídia para veículos. Percebemos uma transição do cliente do CD player para o DVD player e, na carona, vem a televisão digital”, acredita André Andrade, do marketing da Pioneer do Brasil.

Os portáteis, como o GPS, são uma opção para atrair o consumidor que costuma ficar preocupado com a instalação dos aparelhos de entretenimento automotivos. A principal resistência diz respeito à garantia. Isso porque a instalação de itens no carro fora do leque de acessórios de concessionárias pode implicar na perda da garantia oferecida pela montadora – ou pelo menos da parte afetada pela instalação, como elétrica e eletrônica. “Fornecemos equipamentos para algumas montadoras e trabalhamos forte no aftermarket”, explica Fernando Silva, da PST. “Temos aparelhos com configurações para cada carro específico”, avisa Pastorelli, da DSW.

Instantâneas
# O sinal de tevê digital vai passar a ser único e obrigatório no país a partir de 2015.
# Os equipamentos mais procurados da linha da DSW nos últimos meses têm sido os com tela de 7 polegadas que pode ser fixada no teto do automóvel.
# Os navegadores que equipam de série os modelos da Volvo no Brasil são fornecidos pela Mio Technologies.
# A Globo ainda não disponibiliza o sinal digital nos estados de Alagoas, Maranhão, Piauí, Tocantins, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre.
# O mercado de aparelhos de entretenimento automotivo costuma ter picos de demanda na época do Dia dos Pais e no Natal.

Multimídia a bordo

Os aparelhos para carros com receptor de televisão digital seguem a lógica do mercado. Oferecem, além do sinal televisivo, várias opções de conectividade. Aliás, conectividade se tornou palavra de ordem entre os fabricantes. Entradas para USB e auxiliares, conexão viva-voz Bluetooth, interface com iPod e iPhone e até entrada para SD card têm se tornado comum entre os equipamentos à venda. “A opção do Bluetooth tem sido o mais procurada porque a diferença de preço, que era de mais de R$ 200 de um aparelho com o viva-voz para um sem, hoje é de R$ 100, em média”, pondera Fernando Silva, supervisor de Produtos da PST Positrón.

E já há equipamentos onde é possível gravar novelas, partidas de futebol ou outros programas exibidos pela televisão digital graças aos aparelhos com gravadores de DVD. Em breve, itens com memórias HDs desempenharão a mesma função. “A conectividade é imprescindível.
É preciso disponibilizar toda a mobilidade possível, pois as pessoas pedem essa mobilidade.
E o público de carros é ainda mais exigente”, aposta André Andrade, do marketing da Pioneer do Brasil.

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