Executivo disse que pedais tinham "uma tendência à falha mecânica".
Mensagem estava entre os documentos usados na investigação do caso.
De acordo com o jornal 'The New York Times', um executivo de operações americanas da Toyota pediu a seus colegas que "esclarecessem" que havia problemas mecânicos com os pedais de aceleração que travavam, três dias antes de a companhia se encontrar com autoridades da NHTSA, agência americana responsável pela segurança no trânsito, para discutir um recall.
Segundo documentos recolhidos na semana passada, em uma mensagem de e-mail a um colega japonês em 16 de janeiro, Irving Miller, o então vice-presidente para assuntos ambientais e públicos da Toyota Motor Sales USA, disse que alguns pedais de aceleração da montadora tinham "uma tendência à falha mecânica".
"Não estamos protegendo nossos consumidores ao manter isso em silêncio", Miller disse a seu colega, Katsuhiko Konagei, coordenador de comunicações para as operações japonesas da Toyota. "O momento de esconder isso acabou. Precisamos esclarecer as coisas", Miller disse.
A resposta de Konagei foi incluída nos documentos. "Não deveríamos mencionar as falhas mecânicas" dos pedais de aceleração, disse Konagei, porque a companhia não havia esclarecido a causa do problema nem encontrado uma solução.
A mensagem de e-mail estava entre as 70 mil páginas de documentos da companhia, requisitados pelo Departamento de Transporte e os comitês congressionais, que estão investigando os recalls da Toyota.
Desde outono passado, a Toyota tem feito o recall de oito milhões de veículos, seis milhões nos Estados Unidos, por causa de tapetes que podiam se enroscar nos pedais de aceleração e de pedais que travavam.
Na última segunda-feira, o secretário dos transportes nos EUA, Ray LaHood, disse que pediria a multa máxima de US$ 16,4 milhões contra a Toyota por causa dos pedais, afirmando que fabricante sabia do problema quatro meses antes de anunciar o recall em 21 de janeiro.
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