Vendo 2010 - 3.700 Km

Vendo 2010 -  3.700 Km

domingo, 4 de abril de 2010

Sopa de Letrinhas do Automovél

Em 1945, o poeta Carlos Drummond de Andrade disse no poema A Flor e a Náusea do livro A Rosa do Povo : "Sob a pele das palavras há cifras e códigos". Bem e realmente existem, principalmente na indústria automobilística. Tantas são as siglas usadas em novos e modernos sistemas que muitas vezes na compra de um carro nos vemos perdidos em meio a esse mar de cifras e códigos. Para ajudá-lo a entender melhor as siglas utilizadas pelas montadoras de veículos, criamos um pequeno dicionário técnico abaixo.


ABS - A sigla vem da expressão alemã, Antiblockier-Bremssystem, ainda que seja mais comumente ligada a tradução inglesa do termo (Anti-lock Breaking System) que em ambas as línguas significam Sistema de anti-travamento dos freios, que é um sistema que não trava as rodas em nenhuma circunstância evitando a derrapagem e assim que o veículo fique sem aderência à pista.


AFU - O nome se refere às iniciais de “Assistance au Freinage d’Urgence”, o que quer dizer assistência a frenagem de emergência. Oriundo do francês, esse termo é aplicado em equipamento dos carros do grupo PSA Peugeot Citroën. Sua finalidade é acentuar a aplicação dos freios nas freadas fortes.


BAS - São as iniciais de “Brake Assist” em inglês. Significa sistema de assistência de frenagem e é muito utilizado nos carros da Mercedes-Benz. Esse dispositivo consiste em uma aplicação adicional de força no cilindro mestre dos freios quando em situação de emergência. Com esse equipamento os carros da marca alemã reduziram a distância percorrida quando o motorista aciona os freios.


CVT - Abreviação de “Continuously Variable Transmission” em inglês, a qual significa câmbio continuamente variável. É um tipo de transmissão em que as relações de marcha variam continuamente, bem diferente dos tradicionais com marchas fixas. A variação ocorre por meio de polias ligadas por uma correia especial e controladas eletronicamente.


DSG - Direct-Shift Gearbox, Câmbio de Troca Direta em tradução não-literal é o nome do sistema de câmbio com dupla embreagem da VW, que funciona sem o tradicional pedal de embreagem e que é um sistema completamente automático ou semi-manual que trabalha com duas embreagens para trocas mais rápidas, além de eliminar os inconvenientes trancos dos câmbios automáticos.


DOHC - Sigla geralmente colocada na indicação do motor. Proveniente da expressão “Double Overhead Camshaft”, siginifca duplo comando de válvulas no cabeçote do motor.


EBD - Eletronic Brake Distribution ou Distribuição Eletrônica de Frenagem é um sistema que atua junto ao ABS distruibuindo a frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras e entre as rodas da esquerda e as da direita, evitando assim que o carro venha a "puxar" para algum dos lados no caso de uma freiada forte.


EFI - Sigla proveniente do inglês “Eletronic Fuel Injection”, que significa injeção eletrônica de combustível. Normalmente é associada ao tipo de injeção monoponto e é uma nomenclatura utilizada pela General Motors.


ESP - Sigla encontrada quando o assunto é o sistema de freios. A sigla vem do inglês “Eletronic Stability Program”, ou programa eletrônico de estabilidade. Esse sistema tem a função de reconduzir o automóvel a trajetória original em caso de desestabilização, seja ela no eixo traseiro ou dianteiro.


FWD - Sigla usada para informar que o veículo tem tração na dianteira. Provém do inglês “Front-Wheel Drive”.


4WD - Já esta sigla significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Provém do inglês "Four- Wheel Drive".


MPFI - Multi Point Fuel Injection - Sigla conhecida dos brasileiros por ter sido utilizada em muitos carros, ela simplesmente significa Injeção de Combustível Multi-Ponto ou seja, é quando a injeção eletrônica tem um bico injetor por cilindro do motor, o que melhora a queima e a distribuição do combustível entre os cilindros do motor.


OHC - Sigla para determinar um tipo de motor cujo comando de válvulas fica posicionado no cabeçote. Sua origem vem do inglês “Overhead Camshaft”.


TFSI - Utilizada pela Audi, o TFSI não significa apenas “Turbo”, mas também sobrealimentação do motor. No inglês é a abreviação de Turbo Fuel System Injection


Entre tantas siglas, algumas estão se tornando comum no mundo automotivo e que antes pertenciam exclusivamente ao mundo da informática e computadores.


USB - Universal Serial Bus ou Barramento Seriado Universal, é um tipo de conexão que permite a conexão de periféricos ao computador sem ter que desligar o mesmo. Nos carros é entrada quase obrigatória no painel ou no aparelho de som para conectar pen drivers recheados de músicas ou tocadores de MP3.


MP3 - MPEG Audio Layer 3 é um tipo de compressão de áudio com perdas inperceptíveis ao ouvindo humano e que permite agrupar maior quantidade possível de arquivos de música num só lugar.


LED - Light-emitting diode é um diodo emissor de luz em português, que ganhou aplicação pesada na indústria automobilística nos faróis e lanternas traseiras dos carros atuais, tendo seu uso difundido em grande escala no super-esportivo da Audi, o R8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário